Sobre Ferrel

Sobre Ferrel

Sendo o lar de três mil pessoas, e de uma beleza marítima impar, descubra como Ferrel se transformou numa vila moderna ensolarada a oeste de Portugal.

Fundada a 1985 in Portugal
39.364722,-9.315833

Ferrel, Baleal, Casais Baleal, Sol Village I II

Bem-vindo a Ferrel - Um prazer natural

Outrora uma aldeia piscatória a oeste de Portugal, Ferrel é hoje uma das vilas, com maior consciencialização para a conservação e preservação ambiental. 

Lar de quase 3000 residentes, a vila oferece uma experiência verdadeiramente memorável a todos os visitantes, quer seja nas margens azuis sobre o Atlântico, ou nos verdejantes terrenos agrícolas e pinhais identitários de Ferrel.

Ao extremo norte da ilha do Baleal, Ferrel vive-se e respira-se uma cultura marítima, de pescas e pescadores. Com a sua costa de escarpas incomparável, praias de areia dourada e fina, e paisagens deslumbrantes ofertados pelo Atlântico, são as memórias estão apenas à espera de serem criadas aqui.

Uma breve história sobre Ferrel

As gentes de Ferrel sempre viveram intimamente ligadas ao oceano, devido à sua localização única ladeada pelo Atlântico, a riqueza de suas terras agrícolas férteis e de sua costa abundante, nestas terras ocuparam diversas civilizações desde os tempos pré-históricos, á ocupação romana e napoleónica.

A economia de Ferrel sempre se baseou maioritariamente através da exploração da riqueza endógena do seu território, da agricultura á pesca, tornando-se um ponto de referência nacional do uso dos mares.

Aos dias de hoje, com um cuidado intemporal na preservação, conservação e uso do oceano, a região de Peniche e a sua costa oeste Atlântica continua a ser agora o palco das mais prestigiadas ondas oceânicas. A afluência dos melhores surfistas de todo o mundo reconheceram a região como um dos principais locais imperdíveis a conhecer em Portugal. A costa e as praias do Baleal, da Almagreira ou do histórico local do Pico da Mota são vistos como parte da meca turística de desportos náuticos. A sua geologia, clima, paisagem e gentes, tornam Ferrel um paraíso intocável pela destruição humana.

Local de preces na Capela de Ferrel

A história da capela de Nossa Senhora da Guia datam de finais do século XVII. Segundo os dados históricos gravados no monumento, foi em 1680 que foi construído o seu cruzeiro e quase 200 anos mais tarde é edificada a sacristia em 1893.

A sua construção é composta pelos rectângulos da nave e capela-mor, a que se adossa a sacristia e corpo anexo, de volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de 1 e 2 águas. A fachada principal , terminada em empena contracurvada, com pináculos nos acrotérios e cruz no vértice, é rasgada por porta e janela molduradas de vão rectangular.

No seu inteiro encontra-se a nave de falsa abóbada de berço rebaixada em madeira, iluminada pelo portal e janela sobreposta o coro-alto e púlpito em madeira são assente em bacia. É de denotar arco triunfal de meio ponto sobre pilastras toscanas que dão acesso à capela-mor com uma cobertura em abobada de berço, caleada. E o seu retábulo do altar-mor e 2 altares colaterais em talha dourada nacional. Pode deslumbrar no tecto da capela-mor pintado com as iniciais marianas coroadas ao centro de cartela bem como o arco triunfal e cantarias da porta da sacristia pintadas.

O pátio da capela de nossa Senho da Guia encontra-se o cruzeiro simples em cantaria assente em pedestal sobre soco de 3 degraus reentrantes no qual foram gravadas as inscrições de 1680 “Pelas almas Padre Nosso Ave Maria”

Burro de Ferrel

Figura intemporal da cultura e gentes de Ferrel, foi este magestoso animal que fez dos árduos trabalhos se tornarem mais fáceis. Um povo simples e humilde de Ferrel via a sua força de trabalho ser auxiliada pelo esforço e dedicação deste animal.

O Burro de Ferrel era utilizado tanto nos campos agrícolas ao substituir o comum cargo bovino, devido aos terrenos escarpados da região. Bem como na actividade piscatória da população, carregando os alimentos do seu local de coléta até aos mercados regionais.

Continue a explorar

Ver, cheirar e sentir a vida em Ferrel

História e património

Cada local conta a sua história – prepare-se para explorar todos os destaques da lendária região de Peniche.

Locais imperdíveis

Descubra a calorosa hospitalidade, o rico património cultural e as praias que compõem a vibrante paisagem de Ferrel.

Help the community

Fazer Ferrel o seu destino perfeito. Mais acessível, mais seguro, mais natural.

Contribua para a preservação ambiental e conservação histórico/cultural desta região de Peniche. Seja parte activa neste projeto de valorização.

Mantenha-se atualizado

Receba as mais recentes atualizações sobre o que fazer em Ferrel

    Todas as informações fornecidas serão tratadas segundo a nossa política de privacidade

    Conheça a região de Ferrel

    Quem são os nossos curadores